A tecnologia engloba muitas áreas, independentemente de onde esteja inserida essa ideia de “moderno” causa bastante encanto. A indústria 4.0, por exemplo, trouxe inúmeras alterações na área de construção civil. Essas mudanças deram vida a um segmento extremamente importante no mercado, a construção modular.
Diminuir o tempo e a quantidade de processos, além de oferecer uma qualidade maior para as obras é o objetivo! É claro, esse não é um conceito novo, mas é importante compreender que atualmente ele está cada vez mais em destaque. A construção modular veio para inovar, se você precisar de ajuda sobre opções de imóveis consulte a imobiliária.
É com o objetivo de explicar um pouco melhor como essas áreas funcionam que vamos abordá-las melhor agora. Como é um setor cheio de novidades, é importante saber a base para chegar a conclusões mais completas. Sendo assim, o que é construção modular?
Para entender o significado de construção modular, é fundamental ter em mente o significado de módulo. Afinal de contas, o que é um módulo?
Existem vários significados dependendo da área que deseja ter um resultado. No geral, um módulo na área de construção civil é tudo aquilo que pode ser dividido. Por exemplo, uma sala de estar é um dos módulos de uma casa inteira, mas, na prática, como seria isso em uma obra.
Sim! Se pensou que é impossível fazer uma casa utilizando essa lógica, está certo, ao menos, se pensou no método tradicional. A ideia de produzir em partes é trazer uma certa “leveza” para o processo.
Assim sendo, as partes da construção total são feitas separadamente, seguindo, é claro, um “roteiro de construção”. Ao final, se junta tudo, como um quebra cabeça. Assim se faz a estrutura total.
Bem, as peças são produzidas separadamente, mas em dado momento existe o transporte delas para o local onde ela ficará com as outras partes.
Ou seja, ao finalizar um módulo é apenas necessário fazer esse processo. É uma ideia bem prática e vamos mostrar agora todas as etapas que vão desde a criação do projeto até a montagem!
Não dá para fazer uma construção com essa magnitude sem um óptimo projeto. Essa etapa relaciona tudo que acontece antes do começo da construção.
Não poderia ser diferente, afinal, a criação dos módulos devem estar alinhadas para que se crie um edifício corretamente. Nessa etapa se considera fatores como: viabilidade, questões arquitetônicas e afins.
Então, antes de começar a criar algo, é extremamente importante fazer o projeto se baseando em critérios como: designer, arquitetura, engenharia e afins. Assim, a criação de layouts e acabamentos deve acontecer nessa etapa.
Como dito, a construção de módulos de uma obra é que caracteriza a construção modular. No geral, essa é uma parte muito importante porque se mostra possível duas opções.
A produção off site, que é um processo de construção que acontece fora do canteiro de obras e a produção on-site, que, por sua vez, acontece no canteiro. Elas devem acontecer simultaneamente, para melhores resultados.
O trabalho on-site é aquele que se traduz de forma muito simples. É a etapa que mais se assemelha com a produção comum. Já a off-site é algo feito à parte, longe dos métodos comuns. Essa etapa pode ser feita a partir das indústrias ou fábricas especializadas.
Essa parte leva em conta as especificações do projeto e um controle de qualidade eficiente, assim se consegue garantir qualidade e duração!
Transportar não é muito complicado. Nesse momento você deve levar todos os módulos até o canteiro para finalizar tudo.
E sim, esse blocos de construção possui mobilidade suficiente para ser transportado, por exemplo, em um caminhão por meio de rodovias.
Chegando no canteiro de obras se dá início a última etapa, a montagem e instalação.
Para ter a obra completa é necessário montar tudo corretamente. Sendo assim, depois de todo o trabalho na parte de construção e de planejamento, agora acontece o mais fácil.
Quando os blocos chegam, cada uma das unidades são erguidas com a ajuda de um guindaste, e claro, são levadas ao local certo para montar. Depois é importante apenas fazer o encaixe dos blocos!
Não há restrições, apenas os processos que podem mudar um pouco. Casas luxuosas, residências comuns, escolas, hotéis, lojas e muitos outros podem fazer parte de tudo isso.
Além disso, esse tipo de construção já é considerado mais sustentável. Há um controle maior da quantidade de módulos que são produzidos, fazendo assim com que exista menos desperdício de material.
Por fim, se o objetivo é conseguir qualidade, controle, versatilidade e outros pontos, é muito interessante considerar esse tipo de construção. Vale lembrar também que esse setor está crescendo no Brasil, sendo assim pode ser uma boa opção começar a investir!
Alto Padrão BC. Imobiliária em Balneário Camboriú.
Veja também:
Apartamento à Venda Balneário Camboriú
Apartamentos à Venda Praia Brava
Apartamentos de Luxo à Venda em Balneário Camboriú
Apartamentos Frente Mar em Balneário Camboriú
Casas de Luxo em Balneário Camboriú
Coberturas em Balneário Camboriú
Apartamentos Mobiliados em Balneário Camboriú
Apartamentos na Planta em Balneário Camboriú
Apartamentos à Venda em Balneário Camboriú Barbada
Apartamentos Baratos em Balneário Camboriú
Lançamentos em Balneário Camboriú
Casas à Venda em Balneário Camboriú
Casas de Luxo à Venda em Balneário Camboriú
Mansões à Venda em Balneário Camboriú
Coberturas de Luxo à Venda em Balneário Camboriú
Apartamentos de Alto Padrão à Venda em Balneário Camboriú
Casas Mobiliadas à Venda em Balneário Camboriú
Apartamentos Mais Caros de Balneário Camboriú